quinta-feira, 28 de julho de 2011

Cine África Oi Futuro e o "Caso das telecomunicações"


Outro dia um amigo meu me contou que estava brincando com sua filhota, cinco anos, de imagem e ação e a palavra que saiu para ela adivinhar era telefone. Prontamente desenhou um telefone de disco, daqueles antigões, da época que se comprava a linha telefônica a perder de vista. Ela fez uma cara de interrogação, não compreendia o desenho. Até que alguém que participava da brincadeira disse: Desenha um celular, algo com teclas que ela vai entender. E é bem assim mesmo.
Uma visita ao museu das telecomunicações provoca uma sensação de estranheza aos pequenos, imagina você ir a um orelhão publico com suas fichas e falar por três minutos por ficha?  Discar? O que significa esse verbo? .  É uma viagem no tempo onde são contadas a história da comunicação através de vídeos, documentos e aparelhos telefônicos antigos. Uma descoberta a um mundo distante onde os meios de comunicação não cabiam na palma da mão.
 A programação para o último fim de semana do Museu das Telecomunicações Oi Futuro apresenta duas opções uma na parte da manhã e outra à tarde. A partir das 11 horas a criançada poderá brincar de detetive com caso “O mistério do telefone” onde a meninada terá que desvendar um segredo buscando pistas em todo museu.
 
Depois de passear pelo mundo das telecomunicações e brincar de detetive que tal uma sessão de cineminha na parte da tarde? A sala é pequena, mas cheia de almofadas, onde é possível ver os filmes como se estivéssemos em nossa sala.  Em parceria com a cinemateca da embaixada francesa será apresentado dois curtas na mostra Cine África Oi Futuro neste sábado, bom lembrar que os filmes são voltados às crianças, mas são legendados.  Curtas que serão exibidos:

“O Sobrinho do Pintor” – França/Burkina Faso (1989)
Ali, de 11 anos, vive em um pequeno vilarejo de Burkina-Faso.  Para recompensá-lo por seus bons resultados escolares, o pai lhe dá de presente uma viagem para a cidade grande, mas o menino se assusta com o que encontra lá. De Moustapha Dao. (29`)

“O Ovo” – França/Burkina Faso (1991)
O rei da selva, o leão Weogo-Naba, só tinha filhas fêmeas. Um dia sua esposa dá luz a um ovo. O leão vai atrás de uma esposa para seu novo filho, mas essa fica muito desapontada ao ver que o futuro marido está em um ovo. De Moustapha Dao. (17`)
Data: 30 de julho
Onde: Av. Afonso Pena, 4.001,  Mangabeiras
Horário: 11 horas – “ O mistério das telecomunicações” e às 16 horas – Mostra Cine África

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Gente eu fui semana passada e nos curtas e adorei. Recomendo e é de graça.

Juliano

Anônimo disse...

Vamos, Camilinha ? Vou ficar com as crianças esse fim de semana.
Marcelinho