quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vive la France

Essa festa sempre é muito boa é uma boa oportunidade para contar um pouquinho da história da França aos pequenos e apresentar uma cultura diferente. Não precisa explicar tudo, mas quando damos informações aos pequenos do que irão ver e participar, mesmo que pequenas e breves, conseguimos aguçar a sua curiosidade.

Os historiadores de plantão que não me xinguem, por favor, mas vou tentar contar de forma breve esse fato tão importante para história da França,  como contaria aos meus filhos. Acho que entrei numa fria, não é? Rs.....

Lá na França, há muitos anos atrás, muito antes da Bisavó da sua avó ter nascido, tinha um Rei Luís XVI e uma Rainha Marie Antoniette.

Lá eles mandavam e desmandavam e todos seguiam suas regras, não escutavam ninguém e nem ligavam se as pessoas tinham o que comer. Isso a gente chama de monarquia absoluta. E esse rei e essa rainha tinham muitos amigos ricos também, a realeza, que tinham do bom e do melhor.
Enquanto o resto das pessoas apenas sobrevivia e não tinham quase nada.

E quem falasse mal, pensasse diferente e criticasse a forma com que o Rei e da Rainha faziam as coisas eram colocados em uma prisão chamada Bastilha.

Era uma prisão enorme e tinham muitas armas de fogo e gente importante.
Um dia as pessoas que não faziam parte da realeza cansaram-se e resolveram invadir a Bastilha. Foi no dia 14 de julho de 1789. Tomaram as armas e libertaram os presos.  Foi o começo da Revolução Francesa , do povo contra a monarquia e a história da França nunca foi a mesma.....

É isso ai, mas tirando a explicação histórica e meus pedidos de desculpas.  Vamos aproveitar a festa que comemora a queda da Bastilha. Numa quermesse com comidinhas francesas, música ao vivo.

Dia 23 de julho , das 12 às 22 horas – Rua Pernambuco – entre Cláudio Manuel e Santa Rita Durão . Comidinhas francesas, música

2 comentários:

Aggeo Simões disse...

Que lindo blog, Camilinha, adorei. Vamos la na festa comemorar o dia da França e o blog! Beijos

Anônimo disse...

Ei Camilinha, é o Igor. É por isso que eu gosta de você.
Encontramos lá.
Beijão pra você e pros levadinhos ai da sua casa.